Marketing Digital

Qual a importância do Vídeo no Marketing Digital?

Qual a importância do Vídeo no Marketing Digital?

O vídeo marketing é uma estratégia que consiste no uso de conteúdos de audiovisual para atrair, converter e reter clientes. As possibilidades são várias: o vídeo pode servir para apresentar a empresa, explicar um produto, ensinar sobre o seu mercado de atuação.

 

1. Tornar o seu produto mais compreensível

Quando você procura um tutorial na internet, o que prefere: um conteúdo em texto ou em vídeo? Muita gente, ao pesquisar no Google, clica logo nos vídeos para aprender mais rapidamente. Não é em vão: uma boa estratégia em vídeo pode aumentar a compreensão  do público sobre o que você oferece em 74%, segundo a Video Brewery.

Isso quer dizer que, quando você dá ao seu público a oportunidade de ver na prática o funcionamento, os benefícios e os detalhes do seu produto ou serviço, consegue ajudá-lo a decidir se a compra deve ser feita ou não.

2. Melhorar o ranqueamento

Engana-se quem pensa que só de conteúdos em texto vive o SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). A sigla faz parte da maioria das estratégias digitais e pode se beneficiar muito dos vídeos.

Isso vale tanto para o YouTube (que é o segundo maior buscador do mundo), como também para seu blog, já que um vídeo contribui para melhorar a experiência do usuário em seu site, algo muito levado em consideração pelo Google.

Além do mais, se você fizer uma busca dentro do próprio Google vai perceber que alguns resultados já mostram conteúdos em vídeo. Ou seja, é uma boa oportunidade de gerar tráfego qualificado para seu negócio.

3. Aumentar o engajamento nas suas redes sociais

Uma boa estratégia de vídeos faz com que as pessoas percebam a sua presença nessas redes, já que ao adicionar conteúdo audiovisual você aumenta o alcance de suas postagens mais do que com qualquer outro tipo de material (segundo a Social Bakers).

Mais interesse gera mais curtidas, comentários e compartilhamentos, essencial para poder criar sua audiência e aumentar o engajamento junto a ela. Esse buzz, quando bem feito, acaba aumentando os interessados no seu funil de vendas, o que se reflete diretamente sobre as vendas.

4. Aumentar as chances de conversão

Por mais que boas descrições e fotos sejam ótimas ferramentas para mostrar um produto ou serviço, o vídeo tem uma capacidade de dar vida ao que antes parecia estático. Fica muito mais fácil para um cliente em potencial ter uma real ideia do que vai comprar.

Tanto que, em média, 12% do público que vê um anúncio em formato audiovisual acaba comprando o que lhe foi apresentado (segundo a Koozai).

5. Funcionamento em diversas plataformas e dispositivos

Se ler no celular pode ser cansativo, o mesmo não acontece com os vídeos. O formato sofre pouca ou nenhuma alteração quando visualizado em outros dispositivos que não são o computador. Levando-se em consideração que o Brasil é um país que já tem mais de um smartphone ativo por habitante, investir na estratégia faz todo o sentido se a ideia é alcançar mais pessoas.

Os vídeos online acabam sendo uma boa saída para quem quer marcar a presença da sua marca sem, com isso, precisar pensar em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização. Na verdade, os grandes distribuidores de audiovisual na internet (Youtube, Vimeo) já fizeram todo esse trabalho para você. Só é preciso fazer o upload e focar em uma distribuição matadora.

Ah, e se isso não é o bastante, vale lembrar que esses mesmos sites possuem ótima integração com as principais redes sociais. Ou seja, elas permitem que esses vídeos não apenas sejam vistos, mas também pulverizados para cada vez mais pessoas.

6. Vídeos trabalham com percepções e emoções

Por fim, é preciso pensar na estrutura do próprio audiovisual e na percepção humana dele. O que torna a estratégia de vídeos tão interessante? Na verdade, ela lida com diferentes percepções humanas:

  • Fica mais fácil para as pessoas acreditarem em palavras que são ditas por outras pessoas. Ou seja: ao ver alguém na tela explicando um produto ou dando a sua opinião, o nosso cérebro aumenta a capacidade de absorção e aceitação do discurso.
  • A percepção do movimento do audiovisual também é um fator crucial para o sucesso na captação das informações. Nosso cérebro percebe melhor coisas em movimento (algo que, no tempo das cavernas, era essencial para a nossa sobrevivência). O vídeo tem a capacidade, então, de atrair e manter a atenção focada do espectador.
  • “São tantas emoções…” – pode parecer brincadeira, mas o audiovisual também aumenta nossa capacidade de criar laços afetivos com uma marca. E isso é importantíssimo, principalmente na hora de estabelecer uma relação de confiança que vai impactar diretamente na decisão de compra.

Como escolher o melhor tipo de vídeo para minha estratégia?

Um ponto muito importante é definir qual o objetivo do seu vídeo dentro da estratégia de marketing. Há várias formas de usar os vídeos, por exemplo:

  • Vendas: vídeos que demonstram um produto ou serviço com o intuito de influenciar diretamente na decisão de compra do cliente;
  • Engajamento: vídeos geralmente institucionais com foco em brand awareness, feitos para espalhar uma determinada mensagem;
  • Comerciais: vídeos que não necessariamente mostram de forma completa como funciona o produto, mas que carrega um storytelling capaz de influenciar as pessoas a conhecer ou engajar em uma marca.
  • Educação: vídeos com foco no aprendizado, que orientam as pessoas sobre algum assunto específico, como videoaulas, cursos online e tutoriais.

Como criar um roteiro de sucesso para os seus vídeos

Antes de construir um roteiro de vídeo é preciso pensar qual formato será produzido e em qual canal será distribuído. É um webinar? Um tutorial? Demonstração? Vai para o YouTube? Para o IGTV? Para uma Landing Page?

Há vários tipos de vídeo e cada um carrega consigo suas particularidades na hora de elaborar um roteiro. Não vamos entrar aqui nesses detalhes muito específicos por enquanto, vamos focar em características para criar um roteiro de sucesso e que podem ser aplicadas para qualquer formato.

Dicas para produção dos vídeos

Para começar na produção de vídeos você não precisa de muito investimento.

Acredite, para se ter um conteúdo com uma qualidade interessante é preciso focar em três pontos básicos:

1.  Iluminação

Aqui para se ter um resultado de excelência é preciso ter um bom equipamento e uma equipe profissional para direcionar o trabalho. Contudo, se a verba não for suficiente, opte sempre pelo bom senso. Use lugares com claridade e nada de locais com penumbra, isso vai prejudicar e muito seu vídeo. Faça filmagens e testes no local onde você vai produzir o vídeo, isso ajuda, e muito, no resultado final.

câmera

3. Microfone

Dentre os três quesitos de equipamentos, o microfone é , sem dúvidas, o mais importante. A qualidade de áudio na transmissão é o que dá peso no resultado final. Não adianta ter uma boa iluminação e qualidade de imagem se o seu áudio tiver barulhos, chiados ou interferências. A taxa de rejeição provavelmente será grande.

iluminação

2. Câmera

Caso não seja viável a contratação de um profissional, é possível optar por câmeras amadoras, mas com qualidade HD (como um iPhone ou uma GoPro, por exemplo). Opte por locais em que você possa apoiar sua câmera ou celular, se tiver um tripé à disposição, melhor ainda. O objetivo aqui é ter qualidade e estabilidade na hora da filmagem para um bom resultado.

microfone

 

Quer investir pouco e divulgar mais, então veja a nossa promoção:

Saiba mais clicando aqui!

 

3 Comentários


  1. Digital Marketing Consultants

    Very well written. Based on my experience, I would love to collaborate and add more insights on this article. Can we connect ?

    Resposta
    1. admin

      Hello thank you very much for your contact, yes you can contribute to our article, send us an email to contato.grumap@gmail.com and send us your article for us to publish. Grateful and I await you.

      Resposta

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *