Marketing Digital

Marketing digital vantagens e desvantagens

Marketing digital vantagens e desvantagens

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens do marketing digital?

Essa pergunta abrange a maior parte das dúvidas que giram em torno da mente do empresário na hora de investir.

Será que estamos vivendo uma verdadeira transformação ou é apenas uma fase, de modo que logo voltaremos à mídia tradicional?

Responder a perguntas como essas é o desafio diário de consultores de marketing digital pelo Brasil afora.

Por isso, eu elaborei este artigo. Ele foi feito para pontuar essas vantagens e desvantagens e lhe permitir analisar melhor a viabilidade e a conveniência do marketing digital para a sua empresa.

Vantagens

Bom, primeiramente devo responder a uma das perguntas que fiz acima: seria o marketing digital apenas uma tendência temporária?

Embora seja impossível prever com cem por cento de precisão, a verdade é que de modo algum se mostra como algo passageiro.

A migração da sociedade para a internet tem sido um fenômeno notável e gradativo, que se dá à medida que a tecnologia permite.

A internet veio como um fator facilitador, capaz de fazer com que as pessoas ganhem tempo.

Por isso, mesmo que alguém não seja muito chegado em redes sociais, certamente utilizará o Google para fazer uma pesquisa em vez de ir até a biblioteca, ou…

vai preferir pagar suas contas pelo internet banking do que se deslocar até o banco e provavelmente ter que enfrentar filas.

Na internet tudo é mais simples, rápido e prático.

Não há necessidade de se investir em material impresso, que geralmente é muito mais caro, assim como as mídias tradicionais.

Além disso, você pode segmentar a sua campanha de vendas online, atingindo somente os clientes que são mais prováveis para a sua empresa.

Ao definir o seu público-alvo você consegue prover exatamente o que o seu cliente precisa e procura.

Outra vantagem também é a questão da credibilidade: a empresa que investe em marketing digital e está antenada com todas as atualidades mostra ao cliente que se importa em inovar, abrir seus canais e investir em uma boa experiência para o consumidor.

Desvantagens

As desvantagens que podemos apontar neste tipo de investimento são pautadas mais pelo tradicionalismo do que por qualquer outra coisa.

Há muitos clientes e também empresários que só conseguem trabalhar com material impresso, televisão ou rádio e que não estão presentes no universo da web.

Outro ponto que preciso destacar é que a TV ainda reina no que diz respeito ao marketing tradicional e as propagandas de rádio ainda são efetivas (embora absurdamente caras).

Cada meio de comunicação faz a sua parte e nós, do marketing digital, fazemos a nossa utilizando a estratégia que melhor condiz com o cliente de hoje.

O digital está ao nosso redor. Mesmo quando não conseguimos vê-lo.

E, da mesma forma que o digital é cada vez mais popular, o marketing digital também cresce a cada dia, na mesma proporção.

A quantidade de pessoas que estão conectadas hoje é a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas pelo marketing digital. E esse número só cresce a cada minuto, no mundo todo.

O marketing digital veio para, de certa forma, ampliar e facilitar as vantagens que o marketing tradicional já possuía.

E não somente isso, mas também trouxe inúmeras vantagens, seja para as empresas – micro, pequenas, médias e grandes –, seja para o consumidor.

2 Comentários


  1. Nita Maria Nascimento

    Muito interessante e inteligente essa ideia ok melhor uma inovação

    Resposta
    1. Olá Nita tudo bem, muito obrigado por sua participação e estamos aqui para ajudar no seu crescimento, sucesso e venha nos visitar sempre!

      Resposta

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *