Marketing Digital

Alternativas para Bares, Restaurantes e Afins (contra o COVID-19)

Alternativas para Bares, Restaurantes e Afins (contra o COVID-19)

Ideias marketing restaurante

Hoje não tem mais como falar em marketing, seja para qual segmento for, sem pensar em estar presente nos meios digitais.

O que isso significa? Que as pessoas precisam encontrar você na internet, porque esse é o meio que elas usam para buscar o que desejam.

Quando alguém quer encontrar o restaurante mais próximo, uma comida específica ou alguma promoção, pesquisará no Google. E, portanto, para fazer um bom marketing de restaurante, você precisa aparecer no Google e chamar atenção em meio à multidão.

Confira as dicas abaixo e descubra como pequenas ações podem aumentar a lucratividade do seu negócio.

SEO Local

SEO, Search Engine Optimization, ou simplesmente otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas usadas para que o seu site, página na web ou blog apareçam mais – e melhor – nos mecanismos de busca.

São otimizações feitas para alcançar mais pessoas na internet, o que gera tráfego para o seu conteúdo e, consequentemente, autoridade para o seu negócio no ambiente online.

Se o site do seu restaurante não utilizar SEO, possivelmente você não estará nem sequer na segunda página de resultados das pesquisas no Google muitas empresas ficam apenas na primeira.

Mas o que preciso fazer para que meu restaurante comece a aparecer nas buscas?

Maximize seu local

Maximizar o local nada mais é do que ser encontrado por proximidade.

Sabe quando você esteve em um lugar e quis saber se existia um restaurante ali por perto? Para que você apareça em uma pesquisa local, precisa estar próximo ao pesquisador, mas, também alimentar essa proximidade.

Como assim?

Você precisa ter nome, endereço e telefone presentes em todas as plataformas em que estiver: no seu site, nas suas redes sociais e no Google Meu Negócio, por exemplo.

Google Meu Negócio?

É aquele quadradinho que aparece dentro do Google com fotos do negócio e mapa para seu endereço.

Quanto mais informações você der para o Google Meu Negócio, mais ele será capaz de combinar as pesquisas das pessoas com as características do seu restaurante.

Procure ser bem específico: “pizza no forno à lenha” ou “pratos à moda paulistana”, por exemplo. Você também pode completar o perfil com fotos e links para áreas do seu site, como reserva de mesas ou entrega.

Se o seu restaurante já existe faz um tempo, é possível que a sua conta já exista. Se é um restaurante novo, poderá criá-la. Para isso, basta acessar a página Google Meu Negócio.

Velocidade do site

Outra técnica importantíssima para que o seu site seja facilmente encontrado é ter um site rápido.

Motores de busca odeiam fotos e vídeos pesados.

Analise a velocidade de carregamento do seu site em links como o GTmetrix: você receberá informações de como corrigir problemas com lentidão.

Pense mobile

Atualmente, 60% (ou mais) das pesquisas realizadas no Google são feitas por dispositivos mobile e, por isso, seu site precisa ser responsivo.

Quer dizer, o seu site não pode abrir adequadamente apenas em notebooks e PCs. Ao contrário, ele precisa se adaptar automaticamente quando aparece na tela de um celular.

Assim que o usuário abrir o seu site no celular e se deparar com um layout todo esticado, grande e difícil de mexer, ele irá abandoná-lo.

Teste a responsividade do seu site usando ferramentas como a PageSpeed Insights, para verificar como anda a sua experiência mobile e dizer como você pode fazer para melhorá-la.

Cores

Sim, para realizar um bom marketing de restaurante, você deve prestar atenção às cores que escolhe para se comunicar na internet.

Conforme a Technomic, amarelos e vermelhos devem dar lugar a cores mais frias como azuis, roxos e verdes este ano.

Invista em fotos de comida de agriões, híbridos de couve, verduras do mar e absinto em coquetéis, spirulina, ervilhas, variações de milho, brócolis e manjericão.

Pense sustentável

Uma grande tendência para o marketing de restaurante em 2020 será oferecer opções sustentáveis além do cardápio.

Copos reutilizáveis, tampas biodegradáveis, guardanapos menores, utensílios de fibra de madeira e embalagens comportáveis são uma boa pedida. É possível que a própria produção de alimentos use vegetais hidropônicos e processamento sustentável de sobras, por exemplo.

As estratégias de marketing digital estão em constante evolução e desafiam os profissionais de marketing de restaurante a apresentarem campanhas inteligentes e atraentes para os clientes.

Ações simples como criar um formulário em seu site ou até mesmo presencial, para coletar emails de clientes que desejem receber novidades, são maneiras fáceis de criar listas para enviar emails marketing semanais ou mensais, com suas ofertas, promoções e pratos especiais.

 

Marketing digital para Restaurantes e Bares

 

Investir em marketing sempre foi algo de extrema importância para todo e qualquer tipo de negócio e, claro, ainda hoje os panfletos, pôsteres e anúncios de rádio e TV ainda funcionam. Porém, agora tem algo muito mais eficiente para atrair clientes para o seu negócio: o marketing digital! A internet pode ser uma grande aliada para dar visibilidade ao seu restaurante se você souber o que fazer e quais ferramentas utilizar.

Antes a internet era um meio para os jovens, mas atualmente, todos dão uma olhadinha no site ou nas redes sociais daquele restaurante novo antes de se arriscarem a ir até o local. De acordo com uma pesquisa, 75% dos clientes consultam opiniões online quando procuram um restaurante. Então, é essencial que você esteja sempre ativo e que faça um bom marketing para restaurantes do seu negócio. Mas como fazer isso? Isso é o que vamos mostrar para você aqui.

Antes de seguir em frente, você precisa pensar por onde começar. Pergunte-se algumas coisas básicas:

  • O que um consumidor irá encontrar se pesquisar meu restaurante na internet?
  • Tem algum diferencial no meu negócio comparando com os concorrentes?
  • As redes sociais do restaurante estão ativas e atualizadas?

Se você não não souber a resposta dessas perguntas, você precisa urgente de marketing digital para restaurantes ao seu lado. A sua obrigação é ler esse artigo para melhorar a sua visibilidade online e colocar as dicas em prática!

Público alvo

marketing digital para restaurantes

Antes de começar a criar e compartilhar posts, é fundamental que você saiba para quem o seu conteúdo está sendo direcionado. Não adianta você cativar um público jovem e descontraído nas redes sociais se quem frequenta o seu restaurante tem um perfil mais sério.

Então, antes de mais nada, trace o perfil de quem já frequenta o seu restaurante.

Você deve levar em conta detalhes como idade, estado civil, formação acadêmica, ocupação profissional, o que consomem, que tipo de música gostam e quais redes sociais utilizam. Dessa maneira, será possível traçar uma persona que ajuda a bolar a melhor estratégia para atingir tanto aqueles que já frequentam o local, quanto os possíveis consumidores que você irá atrair pelo marketing digital.

persona é um perfil semi fictício que você vai criar de acordo com a visão que tem para o seu restaurante, será uma mistura do perfil de clientes que já frequenta o seu estabelecimento com o perfil de uma clientela que você está buscando cativar online.

Site do restaurante

O marketing digital para restaurantes só será eficaz se você der atenção aos detalhes e se dedicar em criar um site de qualidade. Você precisa de um site que seja otimizado e intuitivo, onde o cliente consiga achar o que quer de maneira fácil e rápida. Nessas horas, a identidade visual do seu negócio será um ponto importante! Todos gostamos de frequentar lugares que tem uma personalidade marcada, e, através do marketing digital, a sua comunicação será essa identidade visual.

Você precisa definir algumas coisas: a sua visão e essência, como contar a sua história, e que tipo de conteúdo produzir – principalmente se o seu site é estilo blog. Dessa maneira, torna-se mais fácil para o cliente criar um laço com o restaurante e sentirem-se motivados a consumir no local.

Há algumas coisas que serão obrigatórias para o seu site, tais como:

  • Atender às necessidades do cliente (em questão de cardápio, preços, etc.)
  • Ter um botão de reservas online
  • Apresentar os dados para contato (atualizados!)
  • Possuir os links para as redes sociais utilizadas
  • Ser adaptado para dispositivos móveis
  • Utilizar-se de conhecimentos SEO

Redes sociais

marketing para restaurantes

Não há dúvidas de que as redes sociais estão dominando o marketing digital atualmente, principalmente as plataformas do Instagram (que já tem cerca de 800 milhões de usuários ativos!) e Facebook. Por conta disso, você precisa se utilizar deles da melhor maneira possível.

Realizar promoções e promover eventos através dessas redes será um grande atrativo para os consumidores em potencial. Além disso, fazer sorteios, oferecer descontos por interação com a página e trabalhar com marketing de indicação (incentivando o cliente a divulgar o seu restaurante através de pequenas recompensas como descontos e cupons compartilháveis).

Experiência do consumidor

A experiência do consumidor vai estar, na verdade, diretamente relacionada com o uso de redes sociais. Como já mencionado, o marketing de indicação será uma boa ajuda para manter e atrair novos clientes para o seu restaurante.

Então, o que você precisa focar em seguida é em otimizar a experiência do consumidor. Por exemplo: colocando música ambiente, trazendo música ao vivo, mantendo um ambiente limpo e bem decorado, etc. Quando se trata de proporcionar uma boa experiência, apele para todos os 5 sentidos do cliente (paladar, olfato, visão, audição e tato).

Diferencial tecnológico

Para se destacar no mercado, você sempre precisa oferecer algum diferencial. Seja esse nas comidas e bebidas oferecidas, ou na tecnologia que você utiliza dentro do seu restaurante. Por exemplo, você pode investir em um aplicativo próprio para o restaurante onde o cliente pode fazer reservas, pedidos e pagamentos online.

Na mesma linha, você pode adequar o seu restaurante ao cardápio digital, nos últimos anos ele tem crescido bastante e tem sido muito bem recebido pelos clientes nos mais variados estabelecimentos.

Marketing de relacionamento

Se você seguir as dicas anteriores, o marketing de relacionamento (ou seja, a fidelização do cliente) será uma consequência das suas ações. Contudo, se você quer tornar esse o objetivo do seu plano de negócios, então há algumas coisas mais específicas nas quais você precisa focar, tais como:

  • Um programa de fidelidade
  • Um canal de comunicação com o cliente
  • Atendimento de qualidade
  • Realização de campanhas personalizadas (de acordo com seu público-alvo)
  • Monitoração dos resultados dessas campanhas

Google Meu Negócio

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Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que você pode utilizar para dois benefícios: ser facilmente encontrado através de uma pesquisa pela plataforma Google, e também acompanhar o que estão falando do seu restaurante online. Tanto os clientes quanto você terão acesso a horário de funcionamento, fotos, avaliações, reviews, telefone e endereço (com a disponibilidade de abrir o Google Maps) – além de oferecer também um link direto para o site do seu negócio.

Além disso, quando você utiliza o Google Meu Negócio, existe uma opção na plataforma para você entender melhor quem é o público que chega até o seu restaurante por esse meio. O menu insights oferece:

  • Análise de como as pessoas descobriram o seu restaurante (se por pesquisa específica pelo local ou se por uma pesquisa similar que levou até ali)
  • Se a busca foi feita pelo Google ou pelo Maps
  • O que o cliente fez ao realizar a busca (se ele entrou no site, se ele procurou rotas no maps, etc.)

Para cadastrar o seu negócio nessa plataforma, basta entrar no site Google Meu Negócio e clicar em “comece agora”. A partir disso, você simplesmente preenche as informações necessárias sobre o seu restaurante!

Medindo resultados

Cada estratégia de marketing que você for utilizar, você necessariamente irá precisar acompanhar os resultados. Para fazer isso de maneira mais eficiente e realmente ver se você está chegando em algum lugar, estabeleça algumas metas antes de aplicar a estratégia de marketing.

Pense de maneira simples e objetiva, por exemplo: ganhar X novos seguidores no Instagram em X período de tempo.

Através dessa meta, você consegue ter uma visão melhor de que tipo de planejamento você precisa, onde será melhor fazer investimentos e ao final do período de tempo determinado, você terá resultados claros em cima da meta inicial. Dessa maneira, será mais fácil de ver o que está dando certo e qual será o seu próximo passo!

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Apenas realize um marketing de restaurante eficiente e econômico, utilizando as tantas ferramentas à sua disposição.

Teste e colha os resultados!

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