Mulheres empreendedoras estão encontrando no universo digital um caminho para romper as barreiras históricas das diferenças de gênero.
O mercado de trabalho nunca foi um ambiente amigável para as mulheres. No e-commerce não é muito diferente e os desafios são grandes, mas a internet também pode representar um espaço de construção e empoderamento feminino.
Pesquisas já apontam o avanço das mulheres que estão escolhendo o comércio eletrônico para empreender e buscar independência financeira.
Neste artigo vamos falar sobre esses números. Além de analisar o contexto das mulheres no mercado de trabalho e conhecer exemplos inspiradores de sucesso no segmento.
E-commerce oferece maior flexibilidade em um mercado desigual para mulheres
Embora gerem inspiração e orgulho, a ocupação de espaço no mercado de trabalho pelas mulheres não pode ser romantizada.
No caso do e-commerce, é preciso considerar que a internet oferece oportunidades para empreender com maior flexibilidade. No entanto, essa necessidade de flexibilização no trabalho por parte das mulheres também é reflexo de um mercado desigual.
Para a sociedade, o papel laboral da mulher ainda é secundário. Antes, há inúmeras funções sociais que são atribuídas a elas com mais peso do que aos homens. O cuidado da casa, dos filhos e da família em geral ainda é vinculado ao gênero feminino naturalmente.
Mesmo estando no mercado de trabalho há quase 100 anos, a mulher segue tendo a responsabilidade implícita de manter, sozinha, o ambiente doméstico em ordem.
Carregar essa obrigação enquanto precisa enfrentar diversas barreiras no ambiente corporativo e dos negócios é ainda mais desafiador.
No empreendedorismo digital há uma maior possibilidade de conciliar todas essas funções. Porém, essa abertura de oportunidades não desconstrói a enorme desigualdade social e cultural vivida pelas mulheres.
Os passos dados até aqui são grandes e já mostram resultados, mas a realidade está longe do ideal. A caminhada ainda é longa e requer envolvimento de toda a sociedade na busca por uma mudança efetiva e justa.
Uma plataforma de comércio eletrônico chamada Artisan Nook foi lançada em Cingapura, vendendo produtos de empresas lideradas por mulheres, com o objetivo de ajudar as mulheres a alcançar independência financeira e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A plataforma também pretende doar 30% dos seus lucros para instituições de caridade como a Singapore Cancer Society.
“Artisan Nook pretende dar às mulheres a oportunidade de perseguir os seus sonhos empreendedores, criar os seus próprios legados e, ao mesmo tempo, deixar um impacto positivo que perdure para as gerações futuras. Queremos capacitar as mulheres, oferecendo uma plataforma acessível”, disse a fundadora Reena Yin.
“Espero elevar e inspirar as mulheres da comunidade, como a vizinha do lado e as amigas que são mães que ficam em casa e que mudam de carreira em meio de carreira, a alcançar independência financeira e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo que celebram sua individualidade.”
Artisan Nook também fornece recursos desde marketing até embalagem e logística de entrega para quem precisa de assistência adicional.
Se você você gostou deste artigo, deixe o seu comentário a baixo e siga-nos em nossas redes sociais que se encontra no rodapé deste site.
Gostaria de deixar o nosso convite a receber dicas e sugestões para a sua empresa? Envie um e-mail para contato.grumap@gmail.com nos conte sobre a sua meta e a sua empresa empresa, te daremos dicas grátis para vocês começar a divulgar a sua empresa sem custos, é isso mesmo! Entre em contato agora e confira o que iremos preparar para você e se você é MEI terá um desconto super especial em nosso pacote de marketing e tenha sucesso.